domingo, 24 de outubro de 2010

Um Pastor Esperto

Plano de Aula

Escola : Instituto Odilon Pratagi
Data/(duração) : 04 aulas
Prof.º Antonio Sandro, Amarildo e Marcos
Disciplina: Matemática

Conteúdo: 

-Áreas e perímetros de quadrados e retângulos

Objetivos:

- Possibilitar que o aluno tenha uma compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.

Proposta de atividades:

Leitura: Saber reconhecer e diferenciar o quadrado do retângulo bem como suas áreas e seus perímetros.

Escrita:- Resolver situações-problema em que utilize os conhecimentos de área e perímetro de quadrados e retângulos.
    - Solucionar situações com cálculo de áreas e perímetros.

Avaliação:

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Estratégias e recursos da aula
Momento 01: Laboratório de Informática
Inicie a aula, no laboratório de informática. propondo que os alunos realizem as atividades das aulas, Perímetro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133 e Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139. Nestas atividades os alunos poderão retomar a construção do conceito de perímetro e área a patir de atividades realizadas utilizando um geoplano virtual.
 Momento 02: Sala de Aula
Solicite aos alunos que, em duplas, realizem em sala de aula as atividades propostas no seguinte recurso:
As atividades propostas neste recurso, possibilitam o desenvolvimento da a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.
O uso de palitos de fósforo poderá auxiliar na resolução das seguintes situações problemas apresentadas:
  • a construção, utilizando os palitos, de dois retângulos com 8 unidades de perímetro;
  • a construção de dois polígonos diferentes com 10 unidades de perímetro cada um;
  • a construção de dois polígonos com 6 unidades quadradas de área, determinando o perímetro de cada um?
  • a construção de duas figuras com perímetros diferentes e mesma área;
  • a construção de duas figuras com áreas diferentes e mesmo perímetro e a
  • construção de uma figura com perímetro maior e área menor em relação à outra.
Recursos Complementares
Aula: Perímetro - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133%20
Aula: Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro? - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2098

Laços entre áreas e perímetros: um pastor de ovelhas muito esperto

25.06.2009

Autor e Co-autor(es)

Co-autor(es): Eziquiel Menta

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