terça-feira, 26 de outubro de 2010

Planodeaula

Dados da Aula

Competências:
-Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.
Habilidades:
Ler e interpretar as imagens e a música contextualizando com assunto;
Desenvolver a oralidade organizando as ideias de acordo com o exposto pelos colegas de classe e professor;
Entender o contexto das guerras para fazer um debate na sala de aula;
Duração das atividades
2 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.
Estratégias e recursos da aula:
Aula expositiva  pelo professor ;
Debate feito pelos alunos  orientado pelo professor;
Usar o data show para apresentar as imagens e a música
 Observar imagens e ouvir a música que esteja contextualizada com o tema em estudo e depois fazer interpretação oral e escrita
Impacto da guerra sobre a sociedade

http://seguinte.files.wordpress.com/2009/05/hitlerplatformnewurlcr50tl.jpg
Promover uma discussão em sala de aula sobre a música “Canção do Senhor da Guerra – Legião Urbana” que tratará do assunto de forma lúdica. Esta atividade terá como sugestão, as perguntas abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=qSoB8T3n9qQ&feature=PlayList&p=F6675B8269D43E7D&playnext=1&playnext_from=PL&index=65
LETRA DA MÚSICA
A Canção Do  Senhor Da Guerra
Legião Urbana
Composição: Renato Russo
Existe alguém
Esperando por você
Que vai comprar
A sua juventude
E convencê-lo a vencer...
Mais uma guerra sem razão
J á são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente
Que a guerra gera empregos
Aumenta a produção...
Uma guerra sempre avança
A tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Pra que exportar comida?
Se as armas dão mais lucros
Na  exportação...
Existe alguém
Que está contando com você
Pra lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...
E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de guerra...
Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...
Veja que uniforme lindo
Fizemos  pra você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...
Existe alguém
Que está contando com você
Pra lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...
E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de guerra...
Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...
Veja que uniforme lindo
Fizemos  pra você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...
O senhor da guerra
Não gosta de crianças..


PERGUNTAS SOBRE A MÚSICA:
a) O que a letra da música quis dizer quando afirma que: “Existe alguém esperando por você que vai comprar sua juventude e convencê-lo a vencer”? Quem é este ALGUÉM? Convencer você a vencer o quê?
b) Sobre a expressão: “Já são tantas as crianças com armas na mão” é uma realidade de qual lugar no mundo? Isso realmente existe?
c) A guerra gera empregos? Quem patrocina ou ganha dinheiro com a guerra no mundo?
d) No final da música o autor afirma a seguinte frase:  “ o senhor da guerra não gosta de crianças” O que isso quer dizer ? Qual a relação entre crianças e a vontade de um governante em fazer guerra?
Após a conclusão do exercício o professor deve dividir a sala em dois grandes grupos promovendo um debate sobre a guerra ao longo da história. Vale ressaltar que a sala será separada em dois grandes grupos que defenderão as conseqüências positivas e negativas de uma guerra para uma determinada nação.
Recursos Complementares
http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais
Avaliação
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
    Paula Tabosa do Nascimento.
    Maria Antonia Santos da Rocha.
Este plano deve ser executado usando as tecnologias mencionadas no curso, e fazendo isso o professor encontrará novas maneiras de ensinar, dando oportunidade aos alunos buscarem outras informações , que lhes possibilitem encontrar novos link que vão leva-los  a outros caminhos para seu conhecimento. De acordo com a evolução tecnológica, as propostas de trabalho vão ficando cada vez mais fácil. Isso se cada profissional  estiver apto a assumir uma responsabilidade de aprender para ensinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário